Primeira consulta no ginecologista: tô com medo, e agora?

Você está entrando ou já entrou na puberdade e precisa marcar a primeira consulta no ginecologista. Está com medo? Ansiosa? Calma, a Dra. Mariana Rosario, ginecologista, obstetra e mastologista, ginecologista, deu uma série de dicas para te apoiar neste momento.

Sou virgem. Preciso ir ao ginecologista?

O ideal é iniciar as consultas no início da puberdade (em algumas meninas a puberdade chega por volta dos 8 e 9 anos, a maioria por volta dos 10 ou 11 anos), ou assim que tiver a menarca (primeira menstruação). Ou seja, você não precisa ter vida sexual para ir à um ginecologista. Existem, inclusive, especialistas em ginecologia infanto puberal, para crianças e adolescentes.

O ginecologista irá acompanhar se você está com seu desenvolvimento ginecológico ideal e saudável. Ele também poderá te orientar sobre métodos contraceptivos e prevenções de doenças. Além de pedir exames e tirar todas as suas dúvidas sobre seu desenvolvimento corporal (como o crescimento das mamas, por exemplo), além de auxiliá-la a controlar o seu ciclo menstrual.

Sabe aquelas dúvidas que você tem sobre o seu corpo, sexo ou menstruação e que tem vergonha de perguntar para seus pais? Pois bem, é o ginecologista que saberá te esclarecer todas essas dúvidas e não as suas amiguinhas, viu?

Como saber se estou chegando na puberdade?

Você verá detalhes em seu corpo. Os primeiros sinais são o nascimento dos pelinhos nas áreas íntimas, ou o peito que já começa a se desenvolver.

Com que frequência terei que ir ao ginecologista?

A princípio, uma menina sem vida sexual ativa e sem problemas ginecológicos anteriores, precisa ir ao ginecologista pelo menos 1 vez ao ano.

Preciso ser examinada pelo ginecologista?

Se você não tem nenhuma queixa, nenhum probleminha em sua saúde íntima, não precisa ser examinada na primeira consulta. Dra. Mariana, por exemplo, sabe que muitas meninas chegam com medo à sua primeira consulta e, por isso, nesses primeiros encontros, ela prefere apenas conversar com suas pacientes, tirar dúvidas, até que você se sinta encorajada a ser examinada.

Lembre-se sempre de deixar claro para o ginecologista que prefere só conversar nesta primeira consulta. Ele irá entender.

Como são os exames ginecológicos?

Segundo Dra. Mariana, os primeiros exames pedidos são os de rotina normais: hemograma, colesterol, vitaminas e a parte ginecológica. “Para as que ainda não tiveram relação sexual, faço somente o ultrassom pélvico, abdominal e de mama. O exame intravaginal é feito somente após da primeira relação sexual”, explica a Dra.

Minha mãe pode me acompanhar na consulta?

Caso você queira, sua mãe pode sim te acompanhar na consulta. Caso não deseje e se sinta mais à vontade para tirar suas dúvidas sem sua mãe ao lado, peça para ser atendida só pela ginecologista e uma auxiliar de enfermagem.

Ginecologista homem ou mulher? Qual escolher?

Nós, mulheres adultas, sabemos que ginecologistas são profissionais, então, se o seu médico for homem ou mulher, pouco importa para o resultado do atendimento. Mesmo assim, sabemos que para meninas, ser atendidas por outra mulher, pode trazer mais sensação de segurança e acolhimento. Se você se sentir assim, não tema em deixar claro a escolha do profissional que prefere.

Inclusive, você pode ir em uma primeira consulta e, na segunda, decidir marcar com outro profissional, até que se sinta segura.

Agora que você já sabe como funciona uma primeira consulta no ginecologista, que tal pedir para sua mãe ou responsável marcar uma consulta para você?

Ah, e aproveita e dá uma olhadinha no vídeo que a Julia Olliver fez contando sobre sua primeira consulta ao ginecologista:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima