Fique de olho, em breve uma nova edição!
Enquanto isso, saiba tudo o que rolou na primeira edição do Pretinhas da Brasilândia, que aconteceu no dia 11 de março de 2023.
Palestras no Dia Internacional da Mulher
No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o Pretinhas ofereceu 3 palestras para escolas públicas da região da Brasilândia, Zona Norte de São Paulo, para lançar o evento Pretinhas da Brasilândia. Na Escola Municipal Cecília Moaraes de Vasconcelos (para 196 alunos), Escola Estadual Flamínio Fávero (para 350 alunos) e Escola Municipal Primo Pascoli Melare (para 200 alunos).
A atriz, modelo e cantora Joy Carol foi a palestrante, junto com a diretora do projeto, Vilma Queiroz. A palestrante contou sobre o início da sua carreira e os desafios que encontrou como mulher preta, gorda e periférica nessa jornada.
Na plateia da palestra participaram também os meninos. As diretoras das escolas – e nós também! – acreditamos que não adianta falar sobre Direitos das Mulheres apenas para mulheres. E que, para eles, os homens do amanhã, é extremamente necessária esta pauta.



Chegou o Dia do Pretinhas da Brasilândia!
Dia 11 de março chegou tão rápido!
A primeira oficina foi a de grafite. A proposta era que as crianças se inspirassem em máscaras africanas e criassem suas próprias artes em um mural feito na parede de um corredor da Fábrica de Cultura da Brasilândia.
Depois, chegou a hora da Oficina de Dança, em que as crianças aprenderam sobre a origem das danças tribais africanas e como os passos e fundamentos delas são reproduzidas até hoje nas coreografias atuais, incluindo nas de artistas pop.
Já na Oficina de Modelos, as crianças conheceram um pouco da carreira de modelo e aprenderam a desfilar e fotografar em uma passarela de verdade!
Depois, foi a hora das meninas e meninos viverem Histórias de Princesas Africanas, inspiradas no livro OMO-OBA. Rolou muita leitura, teatro, empoderamento e imaginação no Pretinhas da Brasilândia.
E quando chegou a hora da Oficina de Tranças Turbantes e as meninas piraram! Formaram uma enorme fila e ficaram atentas às dicas para valorizar o cabelo crespo com penteados e amarrações de turbantes diferentes.
E para fechar com chave de ouro, a Oficina de Artes Plásticas trouxe a proposta das crianças criarem seus autorretratos utilizando papel, lápis de cor, lã, cola e giz de cera. O resultado foi incrível!
Mas não parou por aí. A Mostra Cultural Pretinhas da Brasilândia encerrou com uma palestra/show com Fanieh, a MC Luzi da série Sintonia da Netflix.
Para ver mais fotos, siga nossas outras redes sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/portalpretinhas/
Instagram: http://instagram.com/pretinhasoficial
Para relembrar: Pretinhas da Brasilândia é uma mostra cultural que foi realizada pela primeira vez no dia 11 de março na Fábrica de Cultura da Brasilândia. O evento é uma realização do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com apoio do PROAC, Instituto Poiésis, Fábricas de Cultura e produção de Renata Poskus e Vilma Queiroz. #proac2022
