No dia 11 de março acontece o Pretinhas da Brasilândia, evento gratuito que reúne oficinas culturais e show e que acontecerá na Fábrica de Cultura da Brasilândia. Entre a programação destaca-se a oficina gratuita de leitura e teatro ministrada pela educadora e multiartista paulista Aline Caruzo.
Na oficina gratuita de leitura e teatro, as meninas pretas lerão um capítulo do livro OMO-OBA: Histórias de Princesas e participarão de jogos teatrais tendo uma história do livro como inspiração. A obra reconta mitos africanos, muito divulgados nas comunidades de tradição ketu, pouco conhecidos pelo público em geral e que reforçam os diferentes modos de ser femininos.
Isso mesmo. As participantes da oficina vivenciarão um conto-de-fadas diferente, em que as princesas que se tornam rainhas são inspiradas no povo africano (iorubano) e afro-brasileiro: Oiá, Oxum, Iemanjá, Olocum, Ajê Xalugá e Oduduá.
Nas histórias, o temperamento, sagacidade, beleza e genialidade das meninas pretas é reforçado e valorizado tendo as princesas africanas como inspiração. Uma verdadeira fonte de representatividade negra.
A oficina de Leitura e Teatro do Pretinhas da Brasilândia é gratuita e tem, como protagonistas, meninas pretas de 8 a 14 anos, porém todas as crianças estão convidadas a participar.

Serviço:
Data: 11 de março (sábado)
Local: Fábrica de Cultura da Brasilândia
Av. General Penha Brasil, 2508 – São Paulo/ SP
Horário: Das 9h às 18h/ Oficina de Leitura e Teatro: Das 14h às 15h
Pretinhas da Brasilândia é uma realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, com apoio do PROAC, Poieses Gestão Cultural e Fábricas de Cultura, e produzido por Renata Poskus e Vilma Queiroz. Siga o instagram: https://www.instagram.com/pretinhasoficial/