Finalmente você foi chamada para uma entrevista de emprego como jovem aprendiz. Bate aquele friozinho na barriga, né? Dúvidas sobre como se comportar, as perguntas que serão feitas na entrevista, roupas que deve usar… Nós sabemos o quanto este momento é desafiador para você, então, preparamos uma lista de dicas para ajudá-la a se sair muito bem na entrevista.
QUE ROUPA DEVO USAR?
Embora esteja se candidatando à uma vaga de jovem aprendiz e o entrevistador saiba que você é uma adolescente, você deve se apresentar vestida com certa formalidade. É claro que você não precisa ir vestida como uma senhora de 60 anos, mas é bom evitar algumas peças:
Fuja de: roupas curtas, roupas muito justas, roupas decotadas e barriga de fora.
Foque em: vestidos ou saias com comprimento médio (abaixo do joelho, ou alguns dedinhos acima do joelho), calças sociais e camisas.
Pode usar jeans? caso você não tenha calça social, não saia se endividando para comprar uma. Você pode sim usar um jeans, desde que tenha lavagem e cores sóbrias. Aposte na cintura alta, calças de tchutchuca, com cintura baixa, rasgadas ou muito coladas devem ser evitadas.
E que sapato usar? Uma sapatilha ou sapato baixo é uma boa pedida. Mas caso você não os tenha, use um tênis limpo, com cara de novo, mesmo que ele não seja. Dê um trato no seu companheiro antes da entrevista, ok?
POSSO USAR MAQUIAGEM?
Não é necessário. Mas, caso você não consiga viver sem a dita cuja, opte por uma maquiagem bem clean, nude. Pó, rímel e gloss já são boas pedidas. Exageros não combinam com uma entrevista de emprego. Veja uma dica com a youtuber Camila Nunes, sobre make para trabalho:
POSSO USAR PERFUME?
Evite usar perfume em sua entrevista de jovem aprendiz. Tome um bom banho e passe um bom desodorante e já estará super apresentável. Perfume em ambientes coorporativos não são bem-vindos. Uma fragrância que você acha maravilhosa pode desagradar, e muito, o olfato alheio. Isso sem contar que a sua entrevistadora pode ter alergia a perfumes.
COMO DEVO ME PREPARAR PARA A ENTREVISTA?
Assim que a entrevista for marcada, estude sobre a empresa que quer te contratar. Entre no site e nas redes sociais da empresa, saiba o que ela faz, qual a sua missão e valores. É muito chato chegar em uma entrevista sem saber sobre a empresa da qual você diz querer fazer parte.
Durma cedo, alimente-se bem e tente não ficar nervosa.
Saia de casa com antecedência. Pesquise antes no google qual a condução você deve pegar e qual o tempo que levará para chegar lá em um horário de pico. Lembre-se sempre que é melhor você chegar adiantada do que atrasada.
Leve um currículo impresso. Embora o entrevistador já tenha recebido suas informações online, é sempre bom ter um currículo impresso, só para garantir. Caso não tenha experiências anteriores, não tem problema. Basta conter as seguintes informações: nome completo, idade, endereço completo, escolaridade, cursos extra-curriculares e aptidões.
DEPOIS QUE CHEGUEI AO LOCAL DA ENTREVISTA, O QUE DEVO FAZER?
Lembre-se de, antes, checar se está apresentável. Limpa, com a roupa em ordem. Não entre mascando chicletes e desligue seu telefone celular. Apresente-se para a recepcionista ou ao funcionário que esteja presente: “bom dia, sou fulana de tal, vim para a entrevista com a senhora tal”. Simples.
Caso peçam para você aguardar, lembre-se de manter uma postura adequada, sentada corretamente.
Em entrevistas de jovem aprendiz, a sua postura e apresentação contam muito mais do que a sua experiência.
Ao se apresentar para seu entrevistador, sorria e o cumprimente. Você pode dizer: “bom dia, obrigada por me receber”.
O QUE SERÁ PERGUNTADO NA ENTREVISTA DE JOVEM APRENDIZ?
Seu entrevistador sabe que um candidato a jovem aprendiz não tem experiências anteriores. Então, ele irá conhecer mais sobre você e sentir se seu jeitinho combina com a empresa. Ele também checará suas potencialidades, sua disposição de aprender, sua capacidade de comunicação. Se contratada, todo o serviço lhe será ensinado.
Pode ser que o entrevistador te pergunte sobre o que você faz nas horas vagas, se pratica um esporte, atividade cultural ou serviços voluntários. Ele pode ir mais além e perguntar seus defeitos, qualidades, o que pretende para sua carreira no futuro e, também, como acha que pode agregar com seu trabalho na empresa.
Por isso, como dito anteriormente, você deve estar preparada e conhecer mais sobre a empresa para a qual deseja trabalhar.
Fique tranquila, seja sincera, não crie um personagem. Responda com convicção, calma e tudo sairá bem.
POSSO FAZER PERGUNTAS AO ENTREVISTADOR?
Sim, pode e deve. Mostrar que está curiosa sobre a empresa e sobre função de trabalho ofertada revelam que está interessada, além de externar seu poder de comunicação. Você também pode questionar horários de trabalho, benefícios, se receberá treinamento específico etc.
FAREI ALGUM TESTE?
A entrevista, em si, já é um teste para a vaga de jovem aprendiz. Mas o entrevistador pode pedir mais algum teste, nada além que já não tenha sido mencionado como pré-requisito da vaga. Se a vaga pedia saber usar o Word, certamente podem pedir que você o utilize desempenhando alguma atividade proposta. Fazer uma redação também é comumente pedido. Além disso, você pode ter que participar de dinâmicas de grupo.
ACABOU A ENTREVISTA. E AGORA?
Despeça-se da entrevistadora com a mesma simpatia com a qual chegou na empresa. Agradeça e, caso ela não te de uma posição sobre a data em que retornará com o resultado da entrevista, sinta-se confortável em indagá-la, de forma gentil, sobre isso.
Não fique nervosa e pense que, mesmo que a vaga não seja preenchida por você, existem milhares de outras vagas te esperando. Você já estará treinada e preparada.
Caso consiga a vaga de primeira, comemore muito e faça valer essa nova oportunidade. Seu futuro será brilhante, menina!