A Mulher Rei: filme com protagonistas negras já nos cinemas

Amigas, nossa hora chegou. Finalmente um filme com protagonistas negras. E não estou falando de mulheres pretas sofredoras, como Hollywood adora nos pintar. Estou falando de “A Mulher Rei”, estrelado pela vencedora do Oscar, Viola Davis. Baseado em fatos reais, o filme é um exemplo de representação feminina e negra. 

cartaz de divulgação do filme “A Mulher Rei”, com Viola Davis

A história do filme

“A Mulher Rei” conta a história da General Nanisca (Viola Davis), uma Agojie, grupo de elite de guerreiras composto apenas por mulheres que protegiam o reino africano de Daomé nos anos 1800. No filme, ela treina uma nova geração de soldadas e as prepara para a batalha contra um inimigo que tem o apoio dos portugueses, interessados no tráfico negreiro.

Como era a cultura de Daomé

Se hoje lutamos por igualdade com os homens, imagine como funcionava a sociedade há mais de 200 anos? Entretanto, a cultura de Daomé contava com uma organização social incrivelmente progressiva. A igualdade de gênero incluía todas as posições mais importantes do reino, generais militares, conselheiros financeiros, até altos escalões, o rei outorgava o título de Kpojito, Mulher Rei, para aquela que seria a sua companheira de reinado.

“Essa cultura possuía essa característica dualista única”, afirma a produtora Cathy Schulman. “É como uma fantasia do que aconteceria se, para cada posto, incluindo o de um líder militar, pudesse haver tanto uma mulher quanto um homem – um yin e yang de gestão. E isso aconteceu no mundo real.”   

Classificação Indicativa

O filme é indicado para maiores de 16 anos. Mas se você é mais jovem, tem a chance de assisti-lo caso compareça ao cinema acompanhada do seu pai ou responsável. Não esqueça de levar sua carteirinha de estudante para garantir meia-estrada (amamos descontinhoooos).

Bom filme e, depois, volte aqui pra contar o que achou, tá?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima