Quando estávamos elaborando o projeto da Mostra Cultural Pretinhas da Brasilândia, corri no meu amigo DJ RD, da Kondzilla e pedi a sugestão de uma cantora preta e jovem que pudesse ser um grande exemplo para as garotas periféricas. A resposta veio na lata: Fanieh.
Eu já conhecia Fanieh da série Sintonia, da Netflix (sou fã). Como intérprete da MC Luzi, Fanieh foi o sopro de novidade e genialidade que a segunda fase da produção precisava. A personagem, vivida por Fanieh, ajudou o protagonista MC Doni (interpretado por MC Jotappe) a criar um novo hit.
Em Sintonia, MC Luzi é uma menina da quebrada, marrenta e com um jeito bem moleca, irreverente, com um vocabulário repleto de gírias o que, por aqui, chamariam pejorativamente de “maloqueira”. E quando solta a voz, meu Deus, que arraso!
Já na vida real, Fanieh é uma menina extremamente educada, inteligente, culta e sensível. Multiartista, interpreta, compõe, canta e, como se não bastasse todo o talento e a representatividade que tem artisticamente, é uma liderança social na quebrada onde cresceu: Guaianazes.
Instituto Izaias Luzia
É lá que ela comanda o Instituto Izaias Luzia, que leva o nome do avô de Fanieh, fundador da Ong em 1998 originalmente chamada de A.M.P.A.E.S.P. Em 2018, Fanieh fez a reinauguração da ONG, onde rolam aulas de balé clássico, street dance, muay thay, futsal, basquete, capoeira e cursos profissionalizantes como: trança e penteado.
Mas não são apenas os jovens os envolvidos no projeto encabeçado por Fanieh. O Instituto Izaias Luzia também tem um ateliê comunitário, em que o pessoal faz os figurinos e uniformes para todos os cursos. Além de alguns projetos especiais, como o Momento Crescer, que atende mulheres que queiram aprender a empreender, se empoderar e cuidar da saúde física e mental. Muito legal, né?
Agora, te pergunto: quantas cantoras do cenário do funk você conhece que façam um trabalho social como esse?
Aos 21 anos, Fanieh mostra que realmente é diferenciada.
Dentro do cenário do funk, sobretudo entre artistas alavancadas à fama pela Kondzilla, Fanieh é diferenciada. Sua qualidade vocal é inegável, sem deixar pra trás a habilidade da dança e a arte de se conectar com o público.
As músicas podem ser ouvidas nas festinhas da família, sem chocar nenhuma tia com as letras. hahaha
Fanieh deveria receber ainda mais reconhecimento por seu trabalho artístico e social. Mas ela ainda está só no começo de uma longa jornada.
Fanieh no Pretinhas da Brasilândia
No Pretinhas da Brasilândia, Fanieh fará uma palestra/show gratuita para meninas de 8 a 14 anos, mas toda a comunidade está convidada a participar.
A apresentação da artista integra uma série de atrações do Pretinhas da Brasilândia, Mostra Cultural que será realizada na Fábrica de Cultura da Brasilândia, uma realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, com apoio do #proac2022, Instituto Poiesis e Fábricas de Cultura

Pretinhas da Brasilândia
11 de março (sábado)
Das 9h às 18h
Show Fanieh às 17h
Local: Fábrica de Cultura da Brasilândia
Endereço: Avenida General Penha Brasil, 2508 – Brasilândia, SP/SP
Entrada Grátis