Ruth de Souza: a diva negra da tv brasileira

Hey, pretinha, você sabe quem foi Ruth de Souza?

Falecida em 2019, aos 98 anos, Ruth de Souza é considerada uma das grandes damas da TV brasileira. Ruth foi uma das primeiras artistas negras a interpretar papéis notáveis no tetatro, no cinema e na TV, recebendo diversas premiações e menções honrosas ao longo da carreira e abriu caminho para uma geração de novas atrizes negras.

Ela sempre foi apaixonada por interpretação, tendo iniciado seus estudos de Teatro ainda na infância. Lembre-se, Ruth nasceu em 1921, uma época em que atores e atrizes eram estigmatizados e tratados como imorais e libertinos. Imagine, então, como uma atriz negra poderia sofrer ainda mais com os olhares públicos.

Mesmo assim, ela nunca se intimidou, continuou estudando e se aprimorando como atriz.

Aos 24 anos, ingressou no grupo Teatro Experimental Negro. Fez tanto sucesso que logo conquistou a crítica especializada.

Em 1948, por meio de uma bolsa de estudos, foi estudar em Haward e também na Academia Nacional de Teatro em Nova Iorque. Sim, nossa diva ultrapassou fronteiras!

Em 1954 se tornou a primeira atriz brasileira a ser indicada a um prêmio no Festival de Cinema de Veneza, por sua interpretação no filme Sinhá Moça. Em 1969 se tornou a primeira atriz negra a protagonizar uma novela na Rede Globo, em A Cabana do Pai Tomás.

Em 2019, Ruth foi tema do samba enredo da escola de samba Acadêmicos do Santa Cruz. E em 2021, no ano em que Ruth completaria 100 anos, até o Google decidiu homenageá-la, por meio do seu doodle.

Viu só? Mesmo em uma época difícil para o início da carreira qualquer ator, a nossa admirável Ruth se destacou. Ela serve de exemplo para você, menina preta, que deseja iniciar a carreira de atriz. Acredite em seus sonhos e siga sempre em frente.

Olha só que legal esse vídeo sobre a história de Ruth de Souza:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima